Centro de Biociências se destaca em ranking de cientistas

06/10/2021

Além do ensino e da extensão, a pesquisa é um dos pilares sustentadores da universidade. Embora seja um trabalho muitas vezes silencioso e nem sempre devidamente reconhecido, não é sinal de que não esteja a todo o vapor. No caso do Centro de Biociências (CB/UFRN), alguns números podem comprovar.

Em lista do AD Scientific Indexranking que ordena cientistas segundo suas citações no Google Acadêmico e no Index-h nos últimos cinco anos, o CB foi o centro acadêmico com maior contribuição no desempenho da UFRN no índice dos 10 mil cientistas mais produtivos da América Latina. Entre as 453 instituições que compõem a lista, a UFRN se encontra na 33ª posição, com 54 pesquisadores citados, dos quais 15 são do CB, representando 27,77% do total alcançado pela universidade.

“A pesquisa no Centro de Biociências continua uma trajetória de fortalecimento em várias frentes. Com os laboratórios atuando em pesquisas básicas e aplicadas, desenvolvendo parcerias internacionais, nacionais e em âmbito local. Excelentes resultados têm sido gerados com retornos positivos para toda a sociedade”, ressalta o vice-diretor do Centro de Biociências, professor Expedito Silva do Nascimento Junior.

Muito comemorado por todos os componentes do Centro, o expressivo número de citações no ranking da AD Scientific Index representa a dedicação dos pesquisadores e das pesquisadoras do CB ao fazer científico, afirma o professor Expedito. Na avaliação do vice-diretor, esse tipo de reconhecimento mostra como o trabalho vem sendo bem feito e está na direção para crescer ainda mais.

“Listas como essa confirmam que o Centro de Biociências tem uma grande vocação para pesquisa e pós-graduação. Temos dois programas de pós-graduação com conceito 6; outros buscando ascensão e fortemente cotados para elevação de seus conceitos. O CB detém apenas 7,8% do total de docentes da UFRN e demonstra sua predisposição para a pesquisa quando quase 28% dos cientistas citados no ranking são da nossa unidade. Estamos no caminho certo, mas com muito chão para percorrer ainda”, comenta o professor Expedito.

Confira abaixo os nomes do CB na lista, bem como seus respectivos departamentos:

Selma Jerônimo – Bioquímica
Gustavo Antonio de Souza – Bioquímica
Hugo Rocha – Bioquímica
Eudenilson Albuquerque – Biofísica
José Luiz Attayde – Ecologia
Eduardo Venticinque – Ecologia
Priscila Lopes – Ecologia
Gislene Ganade – Ecologia
Carlos Roberto Fonseca – Ecologia
Janine Inez Rossato – Fisiologia
Maria Emilia Yamamoto – Fisiologia
Adrian Antonio Garda – Botânica e Zoologia
Iuri Goulart Baseia – Botânica e Zoologia
Silva Batistuzzo de Medeiros – Genética
Raimundo Fernandes Araújo – Morfologia

Fonte/Autor: Agecom/ Marcos Neves Jr.