Biofísica e Farmacologia (DBF)


Chefe Carlos Antônio Barboza
Vice-chefe Vanessa de Paula Soares Rachetti
Secretário(a) Ivonete Alves da Silva
Telefone(s) para contato 3215-3419
E-mail dbf@cb.ufrn.br
Horário de funcionamento da secretaria 8h - 20h


Site



MISSÃO


A missão do Departamento de Biofísica e Farmacologia (DBF) da UFRN é gerar, transmitir e disponibilizar informações técnico-científicas, assim como promover a formação de alta qualidade de profissionais nas áreas de Biofísica, Farmacologia e outras Ciências afins, fomentando o pensamento crítico e ético do discente, e estabelecendo um compromisso com a eficiência na atuação profissional, com o desenvolvimento e com a justiça social.

 

HISTÓRICO


O Departamento de Biofísica e Farmacologia (DBF) foi o resultado do desmembramento do Departamento de Fisiologia ocorrido nos anos 90. O recém-formado departamento, que inicialmente contava com 20 professores, passou a atender a demanda de disciplinas relacionadas ao ensino da Biofísica e Farmacologia para os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Medicina, Educação Física, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Zootecnia e Fisioterapia; e posteriormente, também a demanda dos cursos de Biomedicina, Engenharia biomédica, Ciências Florestais e Ecologia.
Tendo inicialmente contado com 20 professores, o quadro de docentes do DBF ficou bastante reduzido no ano de 2008 - apenas 9 docentes - fruto de uma série de aposentadorias sem recomposição. A expansão da educação superior promovida pelo programa REUNI-UFRN, a partir da criação e expansão de cursos, no qual uma nova realidade se configurou. Assim, nos sete anos subsequentes, dez novos docentes e seis servidores técnicos administrativos foram incorporados ao DBF.
Hoje, o Departamento de Biofísica e Farmacologia é um dos mais destacados departamentos acadêmicos do Centro de Biociências, em que pese a nossa curta história pontilhada de sacrifícios e de dedicação de seus membros. O nosso objetivo é o de crescermos cada vez mais, junto com a UFRN como um todo, procurando incansavelmente torná-lo um local respeitoso, aprazível e de orgulho de toda a sua comunidade acadêmica, além de referência técnico/científica e cultural da UFRN.


INFRAESTRUTURA


O Departamento de Biofísica e Farmacologia possui a seguinte infraestrutura para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa: Laboratório de Aulas Práticas (Biofísica, Laboratórios I e II da Farmacologia), Laboratórios de Pesquisa (Biofísica Molecular, Computação Científica, Simulação Computacional, Farmacologia Comportamental, Farmacologia Geral, Base de Pesquisa em Farmacologia, Farmacologia Molecular, Farmacologia III), Biotério de experimentação animal. Além da Clínica Escola de Acupuntura.