Museu de Ciências Morfológicas

26/02/2024
MCM

O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é um espaço de divulgação científica, museal, de ensino, pesquisa e extensão universitária na área de Morfologia Humana e Animal. Resultou da fusão do acervo de três espaços de exposição dentro da UFRN, sendo eles: o Museu do Mar Onofre Lopes, localizado no Departamento de Oceanografia e Limnologia, o Museu de Anatomia Comparada, no Campus Central, e o Museu de Anatomia Humana Professor Hiram Diogo Fernandes, do Departamento de Morfologia. O projeto foi financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a UFRN resultando na construção de parte do prédio que foi inaugurado em 2009. Naquele momento, o Museu contava com 3 salas temáticas (Sala de Invertebrados, Anatomia Humana e Anatomia Comparada).

O acervo exposto contava com peças taxidermizadas e formolizadas, organizadas de forma a apresentar a morfologia ao público visitante, de maneira atrativa e educativa. Em seguida, com um novo edital de CT-Infra, foi possível a conclusão do projeto original que ocorreu em 2018 e permitiu a incorporação das Coleções Biológicas Científicas ao espaço físico do MCM, agregando o acervo que compõe as Coleções Ictiológica, Herpetológica, Ornitológica, Entomológica, de Invertebrados, Fungos e Herbário.

Inclue-se ainda no Museu um espaço destinado à exposição do Geoparque Seridó, reconhecido como Geoparque da UNESCO, com representação da fauna da caatinga potiguar. O Museu conta hoje com a colaboração de um corpo técnico formado por docentes da UFRN, técnicos e alunos que atuam como bolsistas de extensão vinculados a projetos financiados pelo CNPq, editais internos e bolsistas de apoio técnico. Os docentes que atuam no museu, o fazem através de projetos de extensão e pesquisa, e pertencem a diferentes áreas como Morfologia Humana e Animal, Entomologia, Licenciaturas, Design e Tecnologia.

Localiza-se na capital do Rio Grande do Norte, Natal, no Centro de Biociências, do Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O Museu de Ciências Morfológicas possui um importante acervo de Anatomia Humana com representações de peças de todos os sistemas do corpo humano, bem como o desenvolvimento embrionário. Possui ainda uma sala de Biodiversidade com acervo representativo de importantes espécimes da fauna do nosso Estado.

O Museu oferece visitas diariamente, de forma gratuita, para todo os públicos. Grupos com mais de 10 pessoas, como estudantes e professores, solicitam o agendamento prévio, para um melhor aproveitamento. Todas as visitas são guiadas por graduandos e graduandas dos cursos da área de ciências biológicas e saúde da UFRN, capacitados pelos pesquisadores do Museu, sobre os grandes temas da Morfologia, bem como sobre abordagens didático-pedagógicas. O MCM realiza um importante papel na popularização da Ciência, por meio de exposições itinerantes organizadas em Natal e outros municípios do estado, com a finalidade principal de divulgar as ações do Museu junto a professores e estudantes, bem como beneficiar a população em geral. Somando-se a isto, o Museu é um espaço inclusivo, atendendo a todos os tipos de público, com ações desenvolvidas para pessoas com deficiência. Para os acadêmicos da UFRN, tanto de licenciatura quanto de bacharelado, o MCM representa um importante espaço que possibilita a oportunidade de conviver com a realidade social e prática profissional, além de realizar um importante exercício de cidadania ao compartilhar com outros os conhecimentos técnico-científicos adquiridos em sala de aula e em laboratórios de ensino e pesquisa.

Para maiores informações: 8499167- 6531/@mcmufrn

Fonte/Autor: Simone Almeida Gavilan