Ciências Biológicas - EAD


Coordenador Lilian Giotto Zaros de Medeiros
Vice-coordenador Naisandra Bezerra da Silva

Secretário(a) Adriana Meneses Sousa Galvão
Telefone(s) para contato  3215-3408
E-mail cienciasbiologicas.eadufrn@gmail.com
Horário de funcionamento da secretaria 8h - 12h e 13h - 17h


Site


Histórico

 

O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade a Distância foi criado em de 27 de maio de 2008, segundo a RESOLUÇÃO No 101/2008-CONSEPE.


Seu principal objetivo é formar professores para a educação básica com ênfase no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Baseando-se nas propostas de diretrizes curriculares para as licenciaturas em Ciências Biológicas, propõe-se que o profissional oriundo deste curso de graduação deverá apresentar um sólido conhecimento dos conteúdos das Ciências Biológicas, além de um perfil que o capacite a ser generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade, além de detentor de adequada fundamentação teórica.


O curso tem duração de 4 anos, distribuídos em 8 semestres letivos, nos quais os alunos cursam os componentes curriculares obrigatórios e optativos, realizam estágios supervisionados de formação de professores, atividades de iniciação à pesquisa e extensão. Além das atividades curriculares regulares, estão previstas 200 horas de atividades de caráter científico-cultural que visam fornecer ao aluno uma maior inserção no meio acadêmico, onde compartilhará seus conhecimentos com os colegas e professores.


Na modalidade a distância tem-se a particularidade da oferta de material didático impresso elaborado pelos docentes do curso, além da disponibilização de vídeo-aulas e aulas presencias nos polos de apoio a EaD. Esses polos estão distribuídos no interior do Estado do Rio Grande do Norte, nos Município de Caicó, Currais Novos, Nova Cruz, Extremoz, Martins, Luis Gomes, Guamaré e Macau e dispõem de Laboratório de Biologia para o desenvolvimento das aulas práticas, salas de aula, laboratórios de informática. São nos polos que se encontra a figura do tutor presencial, geralmente um professor ou aluno de pós-graduação, que tem a função de orientar os discentes em seus estudos.


Uma plataforma de aprendizagem online é adotada pela SEDIS como referência para o curso, no sentido de disponibilizar outros materiais complementares aos materiais impressos e, sobretudo, proporcionar ao aluno a experiência de conhecer e interagir com os colegas e os tutores a distância por meio de ferramentas especiais de comunicação, como os fóruns de discussão, os chats e o correio eletrônico. Essa interação permite a dinamização e enriquecimento dos alunos entre si e dos alunos com os tutores.


Referências: Projeto Pedagógico do Curso e http://www.sedis.ufrn.br/index.php/cursos/cursos-oferecidos/pos-graduacao-2/licencatura/licenciatura-em-ciencias-biologicas