Microbiologia e Parasitologia (DMP)


Chefe Janeusa Trindade de Souto
Vice-chefe Renata Antonaci Gama
Secretário(a) Fabiano de Carvalho Araujo
Telefone(s) para contato 3342-2335
E-mail dmp@cb.ufrn.br
Horário de funcionamento da secretaria 00:00 - 00:00


Site


Histórico

O embrião do atual Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP) teve sua origem em 1968, após a Reforma Universitária que extinguiu as cátedras bem como as escolas e faculdades que existiam na estrutura das universidades e criou a atual estrutura de Centros e Departamentos acadêmicos. Dessa forma, criou-se o então Departamento de Biologia no recém-criado Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN, no espaço da antiga Faculdade de Farmácia. O Departamento de Biologia do CCS era constituído por professores oriundos das disciplinas básicas das extintas Faculdades de Farmácia, de Medicina e de Odontologia e abrangia no seu início as disciplinas de Biologia, Microbiologia e Parasitologia. Com a criação do curso de Ciências Biológicas em 1970, foram incorporadas as disciplinas de Botânica e Zoologia. Posteriormente, com a construção do Campus Universitário e criação do Centro de Biociências, o Departamento de Biologia foi transferido para o novo centro.

Em 1985 o Departamento de Biologia foi desmembrado em dois, dando origem ao atual Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP), através da Resolução 119/85 – CONSUNI de 19 de dezembro de 1985, e ao Departamento de Botânica e Zoologia (DBZ).

Ao longo de sua história, o DMP teve grandes professores, alguns com destaque na sociedade Norteriograndense, inclusive emprestando seus nomes para importantes instituições de saúde do nosso estado, como são os casos da professora Giselda Trigueiro que deu nome ao maior hospital de doenças infectocontagiosas do Estado e do professor Almino Fernandes que deu nome ao Laboratório Central do Rio Grande do Norte – LACEN.

Atualmente o DMP conta no seu quadro permanente com 26 docentes e 13 servidores técnico-administrativos. Este departamento é responsável por ministrar disciplinas para os cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Aquicultura, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Zootecnia, além de alguns de seus professores atuarem em disciplinas do Ensino à Distância (EAD). Os docentes do DMP, junto com docentes de outros Departamentos da UFRN e de outras Instituições de Ensino Superior, criaram em 2014 o Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária. Além disso, vários decentes do DMP participam de outros programas de pós-graduação, tais como os Programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas, em Bioquímica, em Ciências da Saúde, em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), RENORBIO, entre outros. Além disso, os docentes do DMP participam ativamente nos setores administrativos da UFRN, tanto no Centro de Biociências, em cargos de Direção de Centro, Coordenações de Cursos de Graduação e Pós-graduação, como na gestão central, em diretorias, pró-reitorias e tendo um de seus membros, a Profa. Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes à frente da Vice-Reitoria da UFRN de 2011-2015.

Dessa forma, os membros do DMP vêm atuando na formação de discentes de graduação e pós-graduação bem como na gestão da UFRN, contribuindo assim para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Norte através da formação de recursos humanos nas áreas das ciências da vida.

INFRAESTRUTURA


O Departamento de Microbiologia e Parasitologia possui diversos laboratórios para desenvolver suas atividades de ensino, pesquisa e extensão: Laboratório Escola de Microbiologia, Laboratório Escola de Parasitologia, Laboratório de Entomologia, Laboratório Multidisciplinar (onde são ministradas aulas práticas de Laboratórios Clínicos I e II, Imunologia aplicada, Uroanálise e Hematologia para o curso de Biomedicina), Laboratório Escola de Biomedicina (local de treinamento dos alunos de Biomedicina no seu último ano de curso), Laboratório de Micologia Médica e Ambiental, Laboratório de Microbiologia Aquática, Laboratório Bacteriologia Médica, Laboratórios Biologia Molecular de Doenças Infecciosas e do Cêncer, Laboratório de Imunofarmacologia, Laboratório de Helmintologia , Laboratório de Biologia da Matéria e Toxoplasmose, Laboratório de Microbactérias e o Laboratório de Uso Comum, onde ficam diversos equipamentos compartilhados pelos docentes do DMP para suas atividades.