Biologia Estrutural e Funcional


Coordenador Judney Cley Cavalcante
Vice-coordenador Danielle Barbosa Morais

Secretário(a) Hebert Charles Oliveira da Costa
Telefone(s) para contato 99224-0012
E-mail pgbioef@cb.ufrn.br
Horário de funcionamento da secretaria 8h - 19h


Site


Histórico

 

A PpgBioEF foi criada em julho de 2013 como o resultado da integração científica de docentes dos departamentos de Morfologia, Fisiologia e Biofísica e Farmacologia do Centro de Biociências da UFRN, os quais ofertam disciplinas e outras atividades acadêmicas nos cursos do Centro de Biociências, Centro de Ciências da Saúde, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e Ciências Tecnológicas. Nas disciplinas da graduação ministradas por estes docentes, observou-se uma necessidade de romper a abordagem tradicional do ensino cartesiano e promover uma integração de conteúdos transversais permeando um campo amplo das ciências biológicas que são as ciências morfológicas, abordando-as interdisciplinarmente. A formação diversificada e a integração temática das áreas de trabalho dos docentes permitiu o desenvolvimento do ensino e de pesquisas interdisciplinares, em diferentes linhas, mas todas relacionadas com alterações macro, microscópicas e ultra-estruturais aplicadas aos mais variados processos biológicos e experimentais. Como resultado da integração do grupo, foi gerada uma produção científica consistente ao longo dos últimos anos. Além disso, o grupo desenvolve atividades relacionadas à difusão científica junto à comunidade externa, especialmente através de ações de extensão ligadas ao Museu de Ciências Morfológicas (MCM). Hoje o programa conta com orientadores de fora do Centro de Biociências (FACISA) e até de fora da UFRN (UFERSA).

 

Objetivos: O curso pretende atender uma demanda regional na formação de profissionais com conhecimento em biologia estrutural e funcional.

 

Forma de ingresso: Prova escrita realizada anualmente (normalmente em dezembro) para ingresso no primeiro semestre.

 

Carga de disciplinas: 24 créditos sendo 12 de disciplinas obrigatórias e 12 de optativas.

 

Perfil do egresso: Um profissional com a capacidade de transitar e relacionar os conhecimentos em morfologia, biologia celular, fisiologia, bioengenharia, farmacologia e saúde de uma forma multi e interdisciplinar.

 

Linhas de pesquisa:

 

BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL: Caracterização estrutural dos tecidos e células e sua plasticidade. Aborda o estudo com células tronco, suas aplicações. Aborda métodos histológicos para auxiliar no desenvolvimento de novas tecnologias a serem utilizadas em Bioengenharia e terapia celular.

 

REGULAÇÃO DO ORGANISMO: Estudo do sistema nervoso de vertebrados, em diversos níveis utilizando técnicas citoquímicas, ultraestruturais, moleculares e de medição comportamental. Também aborda o controle humoral para regulação da homeostasia orgânica.

 

Orientadores cadastrados:

 

PERMANENTES Alianda Maira Cornério
Carlos Eduardo Bezerra de Moura
Christina da Silva Camillo
Danielle Barbosa Morais
Elaine Cristina Gavioli
Expedito Silva do Nascimento Júnior
Fernando Vagner Lobo Ladd
Judney Cley Cavalcante
Miriam Stela Maris de Oliveira Costa
Naianne Kelly Clebis
Naisandra Bezerra da Silva
Raimundo Fernandes de Araújo Júnior
Vanessa de Paula Soares Rachetti
COLABORADORES Carlos Augusto Galvão Barbosa
George Azevedo Dantas
Julliane Tamara Araújo de Melo
Simone Almeida Gavilan Leandro da Costa