Biologia Parasitária


Coordenador Josélio Maria Galvão de Araújo
Vice-coordenador Paulo Marcos da Matta Guedes
Telefone(s) para contato (84) 3342-2335
E-mail biopar@cb.ufrn.br
Horário de funcionamento da secretaria 8h - 12h


Site


Histórico


O Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária (PPgBP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ní­vel de mestrado, foi criado em janeiro de 2014 a partir da iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Microbiologia e Parasitologia e do Centro de Biociências da UFRN, suprindo a falta de Programas de Pós-Graduação na Área de Ciências Biológicas III (Parasitologia, Microbiologia e Imunologia) no estado do Rio Grande do Norte.

 

O PPgBP visa fortalecer a formação de professores e pesquisadores de alto nível técnico-cientí­fico na área CB-III (Capes) na Região Nordeste do Brasil, avançando nas pesquisas básicas e aplicadas em biologia parasitária.

 

O PPgBP possui 1 Área de concentração: Biologia Parasitária, e 2 linhas de pesquisa:

 

Linha de pesquisa 1 - Epidemiologia e controle de doenças infecciosas e parasitárias: esta linha visa a investigação da diversidade fenotípica e genotí­pica de microrganismos patogênicos; quimioterápicos no controle de infecções; desenvolvimento de vacinas; estudos epidemiológicos; desenvolvimento de métodos diagnósticos e biotecnologia.

 

Linha de pesquisa 2 - Interação parasito/hospedeiro e bioecologia de vetores: reúne diferentes aspectos dos mecanismos de resposta imunológica frente à infecção pelos diferentes agentes parasitários, além de outros aspectos da interação parasito célula, como adesão e penetração celular. Também engloba o estudo da biologia e ecologia dos principais moluscos e insetos transmissores das doenças infecciosas e parasitárias, bem como artrópodes causadores de doenças.

 

Conheça um pouco mais sobre o PPgBP da UFRN acessando o site do programa e os vídeos das disciplinas de campo:
Campo do ano 2014: https://www.youtube.com/watch?v=vqqubEGRSgU
Campo do ano 2015: https://www.youtube.com/watch?v=e297vMTRvfg&feature=youtu.be