Ecologia


Coordenador Adriana Monteiro de Almeida
Vice-coordenador Miriam Plaza Pinto
Telefone(s) para contato 3215-3408
E-mail coordecologia@cb.ufrn.br
Horário de funcionamento da secretaria 8h - 20h


Site


Histórico

 

O Curso de Graduação em Ecologia da UFRN foi iniciado em 2003, sendo o primeiro curso de ecologia de uma universidade federal brasileira. Atualmente, está entre os melhores cursos de Ecologia do Brasil, sendo classificado como quatro estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril. A Estrutura Curricular e o Projeto Político Pedagógico do curso foram completamente atualizados recentemente.


Ingressam anualmente 80 alunos no curso de Ecologia, sendo 40 no turno diurno e 40 no turno noturno, no primeiro semestre do ano. O Curso de Ecologia é concluído 8 semestres, no sistema de créditos, após o cumprimento de pelo menos 2845 horas, referentes a 137 créditos (2055 horas) em disciplinas obrigatórias, 20 créditos (300 horas) em disciplinas optativas, e 490 horas entre estágios supervisionados, trabalho de conclusão de curso, e atividades complementares.


O corpo docente possui grande excelência, sendo fundamentalmente constituído por Doutores formados nas melhores universidades nacionais e estrangeiras. Na avaliação institucional discente, os alunos atribuem aos professores da ecologia, em média, nota nove. Os professores de Ecologia atuam também no Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFRN, desenvolvendo pesquisas em cooperação com diversos laboratórios do mundo. O ambiente social do Curso é bastante informal, havendo uma grande integração entre alunos de graduação, mestrandos, doutorandos, pos-doutorandos e professores da Ecologia. Semanalmente, os alunos da graduação podem participar do BIOFÓRUM, um fórum aberto aonde discute-se pesquisas em andamento.


O Curso de Ecologia é integralmente ministrado em um espaço físico moderno, contendo dezenas de salas equipadas com ar condicionado e aparelho de projeção. Em janeiro de 2016, foi inaugurado um prédio com diversos laboratórios didáticos do Curso de Ecologia, inclusive um novo Laboratório de Modelagem Ecológica contendo 40 computadores. Além disto, no prédio foi instalado o novo Departamento de Ecologia, com espaço físico adequado para os docentes.


Os alunos do curso têm amplo acesso a literatura atualizada, seja fisicamente na Biblioteca Central Zila Mamede, seja através do Portal CAPES. Além disto, a UFRN conta com um sistema moderno de gerenciamento acadêmico, denominado SIGAA, através do qual se dá a comunicação eletrônica entre os alunos e seus professores, disponibilização dos materiais didádicos, avaliações, blogs e muito mais.


Os laboratórios de pesquisa de Ecologia da UFRN absorvem um grande número de alunos de Iniciação Científica com Bolsas do CNPq e CAPES, além de estagiários voluntários, sendo que esta experiência contribui enormemente para a formação profissional dos alunos. Além disto, diversos alunos do Curso de Ecologia têm participado de programa de mobilidade acadêmica internacional em países como EUA, Austrália, Irlanda, Escócia, Inglaterra e Holanda, através do Programa Ciência sem Fronteira da CAPES.


Para aproximar os alunos do mercado de trabalho, foi criada a Empresa Júnior do Curso de Graduação em Ecologia - UFRN, denominada ECOSIN Soluções Ambientais, sendo a primeira empresa junior na área de Ecologia (http://www.ecosinsolucoesambientais.blogspot.com.br). Na ECOSIN, os alunos prestam serviços relacionados com demandas na área de meio ambiente, sob orientação de professores do curso de Ecologia, e tem uma grande vivência em uma empresa de consultoria e gestão ambiental de verdade, desenvolvendo o empreendedorismo.


O Ecólogo é um profissional versátil que atua em diversas áreas, incluindo pesquisas científicas para compreensão da biodiversidade biológica, manejo das populações naturais, conservação da biodiversidade e diagnóstico e resolução de problemas ambientais locais, regionais e mundiais.

 

A articulação, durante todo o processo formativo, dos pilares de ensino, pesquisa e de extensão é uma preocupação constante do corpo docente do curso de Ecologia. Neste contexto, desde a implantação do curso no ano de 2003, projetamos o envolvimento dos alunos nos projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos no âmbito da UFRN. Na estrutura curricular implementada em 2011 isto é colocado em prática, por exemplo, já no primeiro nível da estrutura curricular, com a disciplina “Ecologia Geral”, na qual diversos docentes do curso apresentam seus trabalhos de pesquisa associados ao conteúdo programático da disciplina. Esta prática coloca o discente em contato direto com vários professores do curso e possibilita ao aluno o conhecimento dos projetos em andamento e possibilidades de inserção em tais projetos.


Teoria e prática, e ensino e pesquisa são também articulados no curso de Ecologia por meio do estímulo à integração dos discentes aos grupos de pesquisa da UFRN, especialmente aqueles com envolvimento dos docentes do curso. O corpo docente do curso de Ecologia apresenta forte envolvimento com a pesquisa acadêmica e a pós-graduação, oferecendo condições à orientação de alunos em projetos de iniciação científica, seja voluntária ou remunerada com bolsa. Além disso, o colegiado do curso apoia iniciativas para a participação de alunos em programas específicos para o treinamento científico, fomentado pela CAPES e CNPq.


A Empresa Junior do curso de Ecologia (ECOSIN Soluções Ambientais; http://www.ecosinsolucoesambientais.blogspot.com.br/) é uma oportunidade para a articulação entre teoria e prática, bem como para o envolvimento discente com a extensão.