Palestra "O potencial da BIOIMPRESSÃO de tecidos na saúde e na engenharia"

14/03/2019

A palestra intitulada "O potencial da BIOIMPRESSÃO de tecidos na saúde e na engenharia" será proferida pela Dra. Janaína Dernowsek, pesquisadora associada ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer,  INCT - Regenera  e  UNIFESP, SP. A palestra será no dia 01/04/2019 às 14h30 no Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN. Abaixo segue um mini-CV da palestrante.

Janaina Dernowsek, PhD

Graduada em Ciências Biológicas pela UNESP (2006). Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). A a abordagem da sua tese foi em transcriptoma e miRnoma de células tronco mesenquimais durante a osteogênese. Possui parceria técnico-cientifica com a Universidade de Araraquara (UNIARA), na Universidade de São Paulo (USP) Ribeirão Preto e São Carlos, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UFRGS, UFABC e UNICAMP. Pesquisadora associada do Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher (CTI) em Campinas e INCT - REGENERA. Atua nas áreas de Impressão 3D para a engenharia tecidual, biofabricação, bioimpressão de tecidos, modelagem tridimensional, sistemas complexos e simulações computacionais. Idealizadora do projeto BioEdTech, capacitação e desenvolvimento em bioimpressão e do projeto Bio3Data, abordagens in silico para a análise de dados utilizando inteligência artificial e simulação computacional.  Desenvolveu o primeiro site sobre bioimpressão no Brasil - http://www.biofabricacao.com, blog sobre bioimpressão, vídeos educativos e conteúdos digitais sobre ciência, tecnologia e biofabricação de órgãos.