Museu de Ciências Morfológicas destaca a importância da conservação de espécies da fauna Regional


02/06/2017
Museu de Ciências Morfológicas destaca a importância da conservação de espécies da fauna Regional

O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com uma exposição no Parque das Dunas intitulado "Cadê o bicho que estava aqui?". A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Meio Ambiente e acontece até a próxima segunda-feira, 5, das 8h as 17h.


A ação coordenada pela Professora do Departamento de Morfologia (DMOR) do CB e Diretora do Museu de Ciências Morfológicas da UFRN, Simone Almeida Gavilan,  objetiva repassar a importância da conservação e risco de ameaças às espécies da fauna regional.


De acordo com a professora, outras atividades também estão sendo desenvolvida em alusão a Semana do Meio Ambiente. "Além da exposição, estão sendo desenvolvidas ações do projeto Aprender brincando  e do projeto As mãos sentem o que os olhos não veem: acessibilidade e conhecimento da morfologia humana", destaca Simone Gavilan.


 


O Museu


O Museu de Ciências Morfológicas possui um importante acervo de Anatomia Humana com representações de peças de todos os sistemas do corpo humano, bem como o desenvolvimento embrionário. Possui ainda uma sala com o acervo de Anatomia Comparada, com importantes animais da fauna do nosso Estado, organizados evolutivamente.


 


Como novidade para a recente reinauguração, uma sala com o Museu do Mar, constituído por diferentes animais marinhos, desde invertebrados até grandes cetáceos.  Além disso, são desenvolvidos projetos de extensão, coordenados por professores do Departamento de Morfologia, tais como Museu Itinerante de Morfologia: Levando Ciência ao RN;  Brinquedos e Brincadeiras no Museu de Ciências Morfológicas da UFRN ;  Desvendando os mistérios do desenvolvimento embrionário; O museu de Ciências Morfológicas vai ao Parque da Cidade e Histologia: proximidades e assimetrias concretas entre a ciência e a arte.