Professores de Farmacologia alertam sobre automedicação e Covid-19


08/04/2020

Uma pesquisa realizada em 2019, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), identificou que quase 80% dos brasileiros se automedica e cerca 50% faz isso pelo menos uma vez ao mês. O hábito, que é contraindicado por médicos e especialistas da área da saúde, pode trazer mais risco durante a pandemia da Covid-19. Atentos a essa situação, professores do Departamento de Biofísica e Farmacologia do Centro de Biociências da UFRN elaboraram um material alertando para a automedicação e o novo coronavírus.


A docente Caroline Addison C. Xavier de Medeiros, que contribui na elaboração do produto, ressalta que as pessoas precisam ter cuidado com a automedicação sempre, ainda mais agora com a pandemia da Covid-19. “Algumas pessoas saíram em busca de comprar medicamentos após lerem na internet sobre seus efeitos contra o novo coronavírus,  mesmo não havendo evidências científicas sobre a segurança e eficácia deles para tratar a Covid-19”, alerta. O uso de medicamentos sem orientação de um profissional de saúde é um risco para a vida, reforça Caroline Medeiros.


O material produzido pelo grupo de professores da UFRN traz evidências científicas sobre o risco da automedicação associada à Covid-19, com informações técnicas para estudantes e profissionais da saúde sobre medicamentos que estão sendo administrados no combate de sintomas da doença, e ainda reforça as ações preventivas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate ao vírus.


Mesmo ainda não havendo um tratamento específico e nem vacina para prevenir a Covid-19, já existem muitas pesquisas sendo realizadas em todo o mundo. “A interação do sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA) e SARS-CoV-2 abre novas perspectivas de pesquisas, para o grupo de docentes da farmacologia”, revela Caroline Medeiros. Pois estes docentes, destacou, já têm estudado este sistema (SRAA) em outras doenças inflamatórias, com publicações em revistas internacionais. Assim, novas pesquisas incluindo este sistema e a Covid-19 podem ser realizadas.


Além de Caroline, participaram da elaboração do material os professores Aurigena Antunes de Araújo, Edilson Dantas da Silva Júnior, Elaine Cristina Gavioli, Gerlane Coelho Bernardo Guerra, Manuela dos Santos Carvalho Schiavon e Vanessa de Paula Soares Rachetti.


Fonte/Autor: Hellen Almeida da Agecom


Arquivo em anexo: COVID-19 Evidências Científicas