Histórico


O CENTRO DE BIOCIÊNCIAS

 

Em 1974, o presidente da República, através do decreto 74.211 de 24 de junho de 1974 modifica a estrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN que passou a constituir-se de cinco unidades: Centro de Ciências Exatas e Naturais, Centro de Ciências Humanas, Letras e artes (Unidade de Pesquisa de Ensino Básico), Centro de Tecnologia, Centro de Ciências da Saúde e Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (Unidade de Pesquisa e Ensino Básico). Posteriormente o Centro de Ciências Exatas e Naturais foi dividido em Centro de Ciências Exatas e Centro de Biociências. Com a reforma do Estatuto da UFRN, realizada em 1998, o Centro de Ciências Exatas passou a denomina-se de Centro de Ciências Exatas e da Terra, nascendo assim em separado o Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Estrutura Acadêmica

 

O Centro de Biociência é composto por cinco Cursos de Graduação: Engenharia de Aquicultura, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Biológicas à Distância e Ecologia. Na Pós-Graduação o Centro possui nove cursos: Pós- graduação em Bioquímica, Pós-graduação em Psicobiologia, Pós-graduação em Ecologia, Pós-graduação em Ciências Biológicas , Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Pós-graduação em Sistemática e Evolução, Pós-graduação em Biotecnologia , Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional, Pós-graduação em Biologia Parasitária.

O Centro de Biociências possui aproximadamente 296 servidores entre docentes e técnicos-administrativos e mais de 1.500 alunos, distribuídos entre os cursos da casa e oriundos dos cursos de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Zootecnia e Farmácia que cursam todo o básico no Centro.

 

Estrutura Física


O Centro de Biociências possui 69 laboratórios destinados as pesquisa acadêmicas e a aulas práticas e um laboratório de Informática. Alguns desses laboratórios destinados às pesquisas acadêmicas possuem equipamentos para pesquisas avançadas. O Centro possui o Museu de Ciências Morfológicas que abriga o acervo do Museu do Mar, do Museu de Anatomia Comparada e do Museu de Anatomia Humana e é aberto à comunidade.