Departamento de Bioquímica da UFRN celebra 40 anos
Criado em 1985, o Departamento de Bioquímica (DBq) do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) surgiu a partir do desmembramento do Departamento de Fisiologia da UFRN.
Atualmente conta com 16 docentes efetivos, sendo seis titulares, um docente substituto e um docente visitante, além de oito servidores técnico-administrativos. O departamento tem fundamental importância na universidade, atuando no ensino, pesquisa e extensão, além de ter estreita ligação com a pós-graduação e exercer, através de seus servidores, relevantes funções administrativas.
O departamento oferece disciplinas para os cursos de Ciências Biológicas (bacharelado, licenciatura e na modalidade à distância), Biomedicina, Ecologia, Engenharia de Aquicultura, Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Engenharia de Alimentos e Tecnologia da Informação, atendendo, em média, 600 alunos de graduação a cada semestre.
O departamento conta com cinco bases de pesquisa: Biologia molecular aplicada ao estudo, identificação e controle de patógenos; Glicoconjugados: estrutura e atividades farmacológicas; Bioquímica da nutrição; Sistemas de degradação de proteínas e carboidratos e pesquisa e inovação em ensino de Bioquímica e Biologia; e Imunologia de doenças infecciosas e tropicais, que atuam na formação de alunos de graduação e pós e geram uma produção científica crescente.
Na extensão, a unidade teve, em 2024, 13 projetos de extensão cadastrados no SIGAA, como na área da saúde preventiva com "Atualização sobre estratégias de intervenção para prevenção e controle da leishmaniose visceral canina" e no fortalecimento da economia local com o projeto “Maricultura de macroalgas como tecnologia social para a Zona Costeira do Nordeste do Brasil”.
Ademais, o Departamento de Bioquímica possui forte ligação com duas pós-graduações: a de Bioquímica e Biologia Molecular e a de Bioinformática, além de possuir docentes em várias funções administrativas importantes, como na direção do NUPLAM (Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos) e do IMT (Instituto de Medicina Tropical), além de coordenações de cursos de pós-graduação e de graduação.
Para celebrar o quarentenário, o Anfiteatro das Aves (CB/UFRN) será palco dos eventos comemorativos, nos dias 09 e 10 de outubro de 2025. A confraternização organizada por docentes, técnicos e discentes do Departamento de Bioquímica contará com palestras, mesa redonda e homenagens à história desses 40 anos de existência.
Programação
A palestra de abertura será realizada pelo Prof. Carlos José de Lima, um dos primeiros docentes do departamento. O professor apresentará o histórico do DBq desde sua criação até os dias atuais. A abertura contará com uma mesa composta por representantes da direção do CB, de docentes aposentados do DBQ, de ex-alunos, de chefes de outros departamentos do CB e de técnicos aposentados.
Haverá ainda palestras da Profa. Helena Nader (presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica), da Profa. Selma Jerônimo (diretora do IMT), do Prof. Daniel Lanza (chefe do departamento), e mesa redonda com coordenadores de pós-graduações em que o DBq está inserido. Por fim, haverá homenagens aos servidores ativos e aposentados.
Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail secdbqufrn@gmail.com ou no telefone/whatsapp (84) 99193-6005.