Laboratório de Biologia Molecular e Genômica (LBMG) do CB tem trabalho publicado em revista de alto impacto

06/11/2018

O trabalho intitulado “Resveratrol decreases the expression of genes involved in inflammation through transcriptional regulation” é fruto da tese de doutorado da aluna Daniele Maria Lopes Pinheiro, que será defendida no dia 09 de novembro, sob orientação da Dra. Lucymara F. Agnez Lima.

O resveratrol é um polifenol encontrado em algumas plantas, como uvas e amendoim, o qual tem demonstrado potencial terapêutico, como redução de colesterol e ação anti-inflamatória. Apesar desse potencial, as respostas celulares e os mecanismos de ação do resveratrol não são bem conhecidos. No trabalho, os autores analisaram o padrão de expressão gênica global de células tratadas com resveratrol em presença de um indutor de inflamação. Os dados obtidos indicaram que o tratamento com resveratrol causou mudanças significativas nos padrões de acetilação e metilação de proteínas, sugerindo a indução de desacetilases e redução da atividade de desmetilases, contribuindo assim para melhor compreensão dos mecanismos de ação desse composto, o que é importante para o desenvolvimento de compostos terapêuticos.

O trabalho foi publicado na revista Free Radical Biology and Medicine e pode ser visto no link https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891584918314886?via%3Dihub.