Violência de Gênero no Contexto Familiar - um diálogo multidisciplinar


19/09/2018

O Centro de Biociências sediará uma ação desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que leva a instituições públicas de ensino discussões relativas à violência no contexto familiar. O evento, intitulado "Violência de Gênero no Contexto Familiar - um diálogo multidisciplinar", acontecerá às 14h30 da próxima terça-feira (25/09) no Anfiteatro das Aves. O encontro é destinado para servidores, alunos e público externo.


Para ministrar e discutir o tema em foco sob perspectivas variadas, estarão presentes profissionais do 3º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Natal. A equipe compõe-se pelo Dr. Rosivaldo Toscano (Juiz de Direito), Neuma Karollyne Pinheiro (Assistente Social) e Yves Martins (Psicólogo). Esta ação periódica do TJRN tem por finalidade principal estabelecer um contato potente de aprendizados entre o Poder Judiciário estadual e a sociedade, motivo pelo qual reúne profissionais de diversos saberes.


Dentre o conteúdo programático da exposição, encontram-se: aspectos sócio-jurídicos da Lei 11340/06 (Maria da Penha); reflexões sobre papeis e formas de violência de gênero; órgãos e serviços de amparo às mulheres em situação de violência e a seus dependentes; aspectos psicológicos da violência doméstica; identificação e encaminhamentos de demandas em violência doméstica por profissionais não-especializados no tema (professores, técnicos-administrativos, psicopedagogos, por exemplo).