A chegada do zika vírus no Brasil e seus desdobramentos

13/09/2018

O Programa de Pós-graduação em Bioquímica (PPGBIOQ) convida a todos para participar da palestra "A chegada do zika vírus no Brasil e seus desdobramentos", a ser ministrada pelo Pesquisador Dr. Lindomar José Pena, dia 13/09, às 14h30, na sala Carl Peter Von Dietrich (sala da pós graduação) do Departamento de Bioquímica.

Lindomar José Pena graduou-se com honras em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa em 2005. No mesmo ano, foi contratado pelo USDA-Plum Island Animal Disease Center onde trabalhou por dois anos no laboratório do Dr. Marvin Grubman, referência mundial em Febre Aftosa, desenvolvendo vacinas de subunidade contra o vírus da Febre Aftosa utilizando o Ad5 como vetor viral. Entre 2008 e 2011, desenvolveu sua tese de Ph.D sob orientação do Dr. Daniel Perez na Universidade de Maryland, EUA. Seu trabalho de Ph.D. envolveu estudos de patogenia molecular de influenza em ambos mamíferos e aves e o desenvolvimento de vacinas vivas contra influenza, incluindo o vírus da influenza aviária altamente patogênica (H5N1). Recebeu uma menção honrosa pelo seu trabalho de PhD. Possui seis anos de experiência em laboratórios de nível de Biossegurança nível 3. Em 2010, trabalhou como pesquisador visitante no National Animal Disease Center, USDA, Iowa, EUA. Nos EUA, adquiriu experiência com genética reversa para influenza, construção de vetores de adenovírus humano tipo 5 (Ad5), patogenia molecular de influenza e desenvolvimento de vacinas para Influenza e Febre Aftosa. Além disso, possui ampla experiência com modelos animais, incluindo várias espécies de aves e mamíferos. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)-João Pessoa por 2 anos, onde coordenou os projetos de criação do Mestrado em Biotecnologia e do Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas. Atualmente é Pesquisador da Fiocruz-Pernambuco. Atualmente é Pesquisador da Fiocruz Pernambuco, onde coordena diversos projetos de pesquisa envolvendo vírus de interesse para a saúde pública e veterinária, incluindo os vírus Zika, dengue, chikungunya, influenza e norovirus. Possui colaborações formais com a UFV, UFPE, UPE, UFPB, NIH(EUA), University of Georgia(EUA), University of Toronto (Canadá), University of Glasgow (Escócia), dentre outras. O Dr. Lindomar é docente permanente dos seguintes Programas de Pós-graduação: (1) Biociências e Biotecnologia em Saúde da Fiocruz/PE; (2) Genética da UFPE e (3) Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM) da UFRPE. É coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais(CEUA) da Fiocruz-PE e do curso de Mestrado em Biociências e Biotecnologia em Saúde da mesma instituição.Tem experiência nas áreas de virologia humana e animal, biologia molecular, genética e desenvolvimento de vacinas e antivirais.