Dois novos trabalhos do LBMG foram publicados em revistas de alto impacto

23/02/2018

O primeiro artigo, intitulado “DNA repair protein APE1 is involved in host response during pneumococcal meningitis and its expression can be modulated by vitamin B6”, de autoria dos doutores Leonam Gomes Coutinho (titulado pelo programa de pós-graduação RENORBIO) e Ana Helena Sales de Oliveira (titulada do programa de pós-graduação em Bioquímica) sob orientação da Dra. Lucymara Fassarella Agnez Lima foi publicado no periódico Journal of Neuroinflamation. Otrabalho conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade de Berna, os quais já colaboram com o grupo há alguns anos. O trabalho traz perspectivas de terapia adjuvante para o tratamento de meningite bacteriana. Nessa doença, a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) leva a danos graves no DNA dos neurônios, sendo a principal causa de morte celular durante a infecção, o que está associado a sequelas pós-meningite. Por esta razão, o uso de antioxidantes como terapia adjuvante vem sendo investigado por vários laboratórios. Dados anteriores dos pesquisadores do LBMG haviam demonstraram a participação da proteína de reparo de DNA APE1 em respostas celulares relacionadas a meningite. No trabalho recentemente publicado, foram obtidos resultados que indicam que meningite afeta a expressão de APE1 em modelo animal e que esta resposta pode ser modulada pela vitamina B6. Além disso, vitB6 contribui para a redução dos níveis de ROS, reduzindo a morte celular e o estresse oxidativo durante a neuroinflamação (Confira em https://doi.org/10.1186/s12974-017-1020-5).

O segundo trabalho é intitulado “Metagenome enrichment approach used for selection of oil-degrading bacteria consortia for drill cutting residue bioremediation”, foi publicado no periódico Environmental Pollution, um dos principais jornais científicos da área ambiental.  É fruto da tese a ser defendida pela aluna de doutorado Alaine Brito Guerra, em 27 de fevereiro de 2018, pelo programa de doutorado RENORBIO, também sob orientação da Dra. Lucymara Fassarella Agnez Lima, com colaboração de pesquisadores da Laboratório de Computação Científica (RJ), CT-Gás (RN) e Universidade de Lisboa. O trabalho trata de uma abordagem metagenômica na busca de consórcios microbianos para biorremediação de impacto causado pelo acúmulo de resíduo de perfuração de petróleo. Dados promissores foram obtidos sugerindo o uso de estratégia de biorremediação por bioaugmentação autóctone (visite em https://doi.org/10.1016/j.envpol.2018.01.014).