Departamento de Morfologia realiza tradicional Missa ao Cadáver Desconhecido

06/06/2017
Departamento de Morfologia realiza tradicional Missa ao Cadáver Desconhecido

O Departamento de Morfologia (DMOR) do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza na próxima quinta-feira, 08, às 16h nas dependências do departamento, a tradicional Missa ao Cadáver Desconhecido. O ritual, realizado, é uma homenagem a um grupo inusitado de "colegas de trabalho" -os cadáveres usados nas aulas de anatomia e pesquisa.

Tradicional também na USP e Santa Casa, a Missa do Cadáver não é comum em todas as faculdades de medicina: depende de como a orientação religiosa predominante na Universidade encara a questão de corpo e alma. Nas instituições evangélicas e judaicas, por exemplo, não acontece.

Como a doação em vida praticamente não existe no Brasil, a maioria dos cadáveres estudados é de identidade desconhecida, vítimas de mortes não violentas cujos corpos não foram reclamados num prazo de 30 dias.

Embora qualquer pessoa possa doar seu corpo inteiro para estudo e pesquisa, o gesto enfrenta o mesmo problema vivido no caso de doação de órgãos para transplantes: ainda que o doador registre sua vontade em cartório, ela não é levada em consideração se a família não quiser.

A UFRN é uma das poucas universidades a possuir o Programa de Doação Voluntária para Estudos Anatômicos, para informações sobre o programa basta acessar o site: www.cb.ufrn.br

Para outras informações basta entrar em contanto pelo e-mail: dmor@cb.ufrn.br, ou pelo telefone (84) 3215-3431.