Pós-graduação em Bioquímica abre processo seletivo para Mestrado

20/03/2017
Pós-graduação em Bioquímica abre processo seletivo para Mestrado

Por Marcos Neruber

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PPg-Bioq) do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre inscrições para o processo de seleção e admissão para mestrado. Os candidatos podem se inscrever até o dia 26 de março. A  seleção será realizada de 27 de março  a  11  de abril.

São ofertadas 03 vagas para o público geral. A seleção é composta por avaliação do projeto de dissertação (eliminatória), defesa oral (eliminatória) e avaliação do   curriculum vitae do candidato (classificatória).

As inscrições estão sendo feitas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf.

Para outras informações basta acessar ao site  do Programa: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=1639

O Programa

O Mestrado em Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi fruto da colaboração entre os Departamentos de Bioquímica da UFRN e da então Escola Paulista de Medicina. Os trabalhos iniciais orientados pelos Professores Carl Peter von Dietrich e Helena Bonciani Nader permitiram qualificar o corpo docente do Departamento de Bioquímica e de outros Departamentos do Centro de Biociências da UFRN, em nível de doutorado, além de criar a infraestrutura necessária ao desenvolvimento de pesquisas.

O atual programa de pós-graduação em bioquímica já formou mais de 200 mestres no período de 1996 a fevereiro de 2016.

Em 2008, o Curso de DOUTORADO foi aprovado e a primeira turma iniciou em 2009.  Já formou 43 doutores até o presente momento.O curso possui conceito 4 pela CAPES.

O objetivo principal do PPG é o desenvolvimento de pesquisas, com forte enfoque em problemáticas locais. As bases de pesquisas envolvem os estudos de glicoconjugados, imunogenética de doenças infecciosas e tropicais, inibidores de proteases, lectinas, determinantes nutricionais, glicobiologia, genética molecular, genética de microrganismos, entre outras.