DOL realiza I Workshop sobre Estudos Ecológicos em Ilhas Oceânicas Brasileiras


05/12/2016
DOL realiza I Workshop sobre Estudos Ecológicos em Ilhas Oceânicas Brasileiras

O Departamento de Oceanografia e Limnologia (DOL) do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou nesta segunda-feira, 05, I Workshop de Estudos Ecológicos em Ilhas Oceânicas Brasileiras. O evento organizado pelo professor Guilherme Longo, aconteceu no anfiteatro das Aves do CB.


Dada a nossa proximidade geográfica da maior parte das nossas ilhas: Fernando de Noronha, Atol das Rocas e Arquipélago de São Pedro e São Paulo, a programação trouxe especialistas para falar sobre as pesquisas nesses espaços.


De acordo com o professor Guilherme Longo, a ideia surgiu de um Projeto de Monitoramento em Longo Prazo dos ecossistemas marinhos das Ilhas Oceânicas Brasileiras. "Reunimos pesquisadores da UFRN, UFSC, UFF, analistas ambientais de Unidades de Conservação e Marinha do Brasil em um dia de palestras aberta à comunidade acadêmica".


Thayná J. Mello, Analista Ambiental do  ICMBio trouxe suas experiências sobre o desafio de integrar a pesquisa científica e a gestão das Unidades de Conservação de Fernando de Noronha. Mirela Costa, representante REBIO Atol das Rocas, falou da importância da Reserva Biológica do Atol das Rocas.


Pesquisadores de outros estados também tiveram presentes contando um pouco sobre suas experiências e pesquisas. Marco Antônio Carvalho de Souza, da Marinha do Brasil, mostrou os desafios do Programa PROARQUIPÉLAGO.  O Prof. Dr. Carlos E. L. Ferreira da Universidade Federal Fluminense, falou do Programa Ecológico de Longa Duração nas Ilhas Oceânicas Brasileiras, e a Prof. Dra. Bárbara Segal da Universidade Federal de Santa Catarina, relatou suas experiências no monitoramento das comunidades bentônicas em Ilhas Oceânicas Brasileiras.


Durante a tarde a professora do Departamento de Ecologia, Priscila Lopes, destacou o papel humano na conservação e a professora Liana Mendes destacou a importância das sardinhas de Fernando de Noronha.


 


O Projeto


 


Trata-se de um Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) financiado pelo CNPq e as FAPs estaduais. Neste Projeto atuam diversos pesquisadores de Universidades distintas, onde é avaliado a saúde do ambiente a partir de estudos com peixes algas e corais. Veja mais informações em: http://www.sisbiota.ufsc.br/peld.html