28/11/2016

Contribuição

Por Marcos Neruber

Ascom-CB/UFRN

O que hoje é o Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP) do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve seus primeiros traços em 1968. Hoje, na fase adulta, com seus 30 anos de fundação, o DMP conta com uma história pelo qual passaram grandes profissionais que deixaram sua contribuição para o desenvolvimento do conhecimento cientifico para universidade e todo o Estado.

História

Com a Reforma Universitária que cessou as escolas e faculdades existentes nas universidades e iniciou a atual estrutura de Centros e Departamentos acadêmicos, criou-se então o Departamento de Biologia no recém-criado Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN.

Constituído por professores oriundos das disciplinas básicas das extintas Faculdades de Farmácia, de Medicina e de Odontologia, o Departamento de Biologia do CCS abrangia inicialmente as disciplinas de Biologia, Microbiologia e Parasitologia. Posteriormente, foram incorporadas as disciplinas de Botânica e Zoologia devido à criação do curso de Ciências Biológicas em 1970. A construção do Campus Universitário e criação do Centro de Biociências proporcionaram a transferência do Departamento de Biologia para o novo centro.

Através da Resolução 119/85 – CONSUNI de 19 de dezembro de 1985, o Departamento de Biologia foi desmembrado em dois, dando origem ao atual Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP) e ao Departamento de Botânica e Zoologia (DBEZ).

Para o Diretor do Centro de Biociências, Graco Aurélio de Melo Viana, a contribuição cientifica do DMP é de fundamental importância para a UFRN em vários sentidos. "O DMP, ao longo dos seus 30 anos, com o empenho de seus servidores docentes, técnico-administrativos, bolsistas e discentes, engrandece o Centro de Biociências e a UFRN, o exercício pleno nas atividades inerentes ao Departamento são fundamentais para o cumprimento da Missão da UFRN junto à comunidade, ao Estado, a região e ao País. Parabéns DMP, e que venham mais 30 anos de profícuo crescimento em todos os caminhos que percorram ou venham a percorrer".

O DMP conta, atualmente com um quadro permanente de 26 docentes e 13 servidores técnico-administrativos. O Departamento é responsável por ministrar disciplinas para os cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Aquicultura, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Zootecnia, além de alguns de seus professores atuarem em disciplinas do Ensino à Distância (EAD).

Ao longo de sua história, o DMP teve grandes professores, alguns com destaque na sociedade potiguar, inclusive emprestando seus nomes para importantes instituições de saúde do nosso Estado, como são os casos da professora Giselda Trigueiro que deu nome ao maior hospital de doenças infectocontagiosas do Estado e do professor Almino Fernandes que deu nome ao Laboratório Central do Rio Grande do Norte (LACEN).

Ensino e Pesquisa

Os docentes do DMP, junto com docentes de outros Departamentos da UFRN e de outras Instituições de Ensino Superior, criaram em 2014 o Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária. Além disso, há também participação em outros programas de pós-graduação, como os Programas de Pós-graduação em Ciências Biológicas, Bioquímica, Ciências da Saúde e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA).

Os setores administrativos da UFRN contam também com participação ativa dos docentes do DMP, tanto no Centro de Biociências, em cargos de Direção de Centro, como na gestão central, em diretorias, pró-reitorias e tendo um de seus membros, a Profa. Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes à frente da Vice-Reitoria da UFRN de 2011-2015.

De acordo com a Professora Janeusa Trindade Souto, Chefe do Departamento de Microbiologia e Parasitologia, a contribuição do Departamento é de suma importância para o saber cientifico. "A própria história mostra a importância do DMP para o CB, para UFRN e para o nosso Estado. As atividades desenvolvidas pelos servidores desse Departamento contribuíram e contribuem fortemente para a formação de recursos humanos capacitados para o mercado de trabalho, para o bom desempenho de diferentes cursos de graduação e pós-graduação do CB e da UFRN e para o sucesso de diferentes setores administrativos da nossa Universidade. Dessa forma desempenhamos bem nosso papel perante a sociedade".

O DMP é um departamento robusto, tendo na sua estrutura de laboratórios que atuam nas atividades ensino, pesquisa e extensão. São seus laboratórios: Laboratório de Ensino em Microbiologia, Laboratório de Ensino em Parasitologia, Laboratório de Ensino em Entomologia, Laboratório Multidisciplinar (onde são ministradas aulas práticas de Laboratórios Clínicos I e II, Imunologia aplicada, Uroanálise e Hematologia para o curso de Biomedicina), Laboratório Escola de Biomedicina (local de treinamento dos alunos de Biomedicina no seu último ano de curso), Laboratório de Micologia Médica e Ambiental, Laboratório de Microbiologia Aquática, Laboratório Bacteriologia Médica, Laboratórios Biologia Molecular de Doenças Infecciosas e do Cêncer, Laboratório de Imunofarmacologia, Laboratório de Helmintologia , Laboratório de Biologia da Matéria e Toxoplasmose, Laboratório de Microbactérias, Laboratório de Ensaios Antimicrobianos e de Citotoxicidade e o Laboratório de Uso Comum, onde ficam diversos equipamentos compartilhados pelos docentes do DMP para suas atividades.