MCTIC, UFRN e UFLA realizam principal evento da cadeia produtiva de biodiesel


25/11/2016
MCTIC, UFRN e UFLA realizam principal evento da cadeia produtiva de biodiesel

"Biodiesel: 10 anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil" foi o tema do 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e do 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Gorduras e Biodiesel, realizado no hotel Praiamar. O principal evento técnico-científico da cadeia produtiva de biodiesel aconteceu por meio de parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.


A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, participou da solenidade oficial de abertura na tarde do dia 22 juntamente com outros representantes dos órgãos envolvidos, entre eles o secretário nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Álvaro Toubes Prata, o coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, Rodrigo Augusto Rodrigues e o Diretor do Centro de Biociências da UFRN, Graco Aurélio de Melo Viana. De acordo com a reitora, o evento é um importante espaço para pesquisadores, professores e alunos compartilharem saberes cujos resultados são apresentados à sociedade.


"Em um país com as dimensões do Brasil, torna-se imprescindível a contribuição do conhecimento acadêmico para potencializar o seu desenvolvimento com eficiência tecnológica e zelo pela sustentabilidade", afirmou Ângela Paiva, a qual destacou a feliz escolha para realização dos congressos em um estado destinado à utilização de energias alternativas. Por meio das discussões, serão oferecidas opções para inclusão do biodiesel na matriz energética do RN e criar, dessa forma, novas alternativas para o agricultor familiar.


De acordo com o Diretor do Centro de Biociências, Graco Aurélio de Melo Viana, o evento foi de fundamental importância para troca de experiências e formação de parcerias. "Para o Centro de Biociências, centro onde estão grandes pesquisas com biodiesel, o evento foi de suma relevância para o aprimoramento dos conhecimentos dos pesquisadores que desenvolvem projetos com essas fontes alternativas".


 


Durante a solenidade, a reitora da UFRN e o reitor da universidade israelense Ben Gurion do Neguev (BGU), Zvi Hacoen, assinaram o acordo de cooperação que estabelece o desenvolvimento de ações de interesse mútuo por meio de visitas e intercâmbio, grupos de trabalho, organização de eventos e cursos de diferentes níveis e categorias. A abertura dos congressos ainda contou com sessão de homenagens aos grupos de pesquisa mais produtivos e o lançamento do livro "Biodiesel no Brasil: Impulso Tecnológico - Volume 1", da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.