CB realiza evento sobre Desenvolvimento Sustentável

18/11/2016
CB realiza evento sobre Desenvolvimento Sustentável

O Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove na próxima terça-feira, 22/11, no Hotel Praiamar o 6º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel e o 9º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel e contará com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do CNPq e da Casa Civil.

Dentre as autoridades presentes estarão, o Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Álvaro Toubes Prata, o Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges, O Coordenador da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel (Casa Civil), Rodrigo Augusto Rodrigues, o Reitor da Universidade Federal de Lavras, José Roberto Soares Scolforo e a Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva Cruz.

A realização do evento envolverá a comunidade científica e empresarial e abrangerá diferentes áreas temáticas: Matéria Prima, Armazenamento, Estabilidade e Problemas Associados, Caracterização e Controle da Qualidade, CoProdutos, Produção do Biocombustível, Uso de Biodiesel, e Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.

A escolha do Estado do Rio Grande do Norte foi devido a sua importância econômica nacional e regional. O Estado conhecido como uma das "esquinas" do Brasil e do continente, tem uma posição geográfica estratégica que desponta na produção de energia renovável.

Como o Estado sedia um dos núcleos de desertificação do Semiárido, o Congresso oferecerá opções para inclusão do Biodiesel na matriz energética do Estado, criando novas alternativas para o agricultor familiar.

O evento terá como tema central "Biodiesel: 10 anos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil".