Realização da III Conferência e VIII Simpósio de Psicobiologia


11/11/2016
III Conferência e VIII Simpósio de Psicobiologia

O Programa de Pós-graduação em Psicobiologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, dos dias 08 a 11 de novembro, a III Conferência e VIII Simpósio de Psicobiologia, com o tema "O maior espetáculo da Terra: a evolução no comportamento".


 


Na conferência de abertura, o tema abordado foi "A evolução no comportamento humano", ministrado pela professora Fívia Lopes. Posteriormente, ocorreram outras palestras com discussões a cerca do tema, foram elas: Perspectiva Evolutiva das Relações Interpessoais; Planejamento da Pesquisa em Psicobiologia: pensando no nível de significância e mesa redonda sobre a questão: Nature vs Nurture?


 


Já, no segundo dia, os temas das palestras foram: O que a personalidade diz sobre nossos dilemas evolutivos; Teoria dos Jogos e Teorias Econômicas modernas; Mecanismos hormonais subjacentes à evolução do comportamento; Filogenia de Primatas e Abordagem Experimental sobre os Sonhos Lúcidos.


 


O terceiro dia contou com, além de outras palestras, a "Evolução da Consciência" apresentada pelo professor Sidarta Ribeiro. Em um segundo momento, aconteceram as oficinas sobre: Estatística Aplicada à Psicobiologia; Eletroencefalograma portátil e Estudo de Primatas em campo.


 


Finalizando o terceiro dia, foram ministrados minicursos relativos aos assuntos: Personalidade no reino animal; Entendimento da Depressão; Neurodesenvolvimento infantil; Jogos eletrônicos e sua relação com Evolução e Comportamento Humano.


 


No último dia, aconteceram palestras com os temas: Mercado de acasalamento; Ecologia Acústica de Lobos-Guará; Aprendizado espacial; como os ritmos do ambiente afetam o sistema nervoso; Mindfulness e neurociência. Encerrando o dia e também o evento, foram oferecidos os minicursos: Estudo de formigas; Evolução da Linguagem; O Guia Prático do Sonhador Lúcido e Ética no uso de Animais de Laboratório.