CB promove evento sobre a mulher e o universo feminino

04/11/2016
CB promove evento sobre a mulher e o universo feminino

Entre os dias 03 e 04 de novembro o Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou a "III Jornada Meu corpo fala, mas será que eu entendo?" contando com a presença de profissionais de diversas áreas.

No primeiro dia, o evento teve sua abertura voltada sobre a discussão do papel das mulheres nos diferentes campos da sociedade. Dando ênfase na questão da influência do gênero na determinação de várias atividades. Para isso, houve a condução de profissionais dos departamentos de Fisiologia, Psicologia e Serviço Social da UFRN.

Em um segundo momento, o tema abordado foi o câncer de mama e a importância que tem de se obter informações relacionadas a um assunto extremamente presente na vida feminina. Representantes da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte e Liga Contra o Câncer foram os responsáveis pela mesa redonda.

A terceira temática do dia foi ministrada especialmente por comunicólogos que trataram da representação feminina no universo da arte, trazendo o modo como a realidade feminina é retratada nesse contexto.

O segundo dia de evento tratou, inicialmente, da condição fisiológica da mulher e seu envelhecimento. Encerrando o evento, foi trazida a temática da reprodução e sexualidade com uma atividade prática.

A iniciativa do evento veio a partir de um projeto de extensão, que possui o mesmo nome e conta com uma equipe de alunos e colaboradores (psicólogo, médico, pedagogo, biólogo, Secretaria Municipal de Educação de Natal e da Prefeitura de Parnamirim). Esse trabalho é feito em escolas, comunidade rural, Cientec e outros locais onde são convidados a discutir sobre temas que envolvem a saúde e não possuem a divulgação necessária.