Departamento de Morfologia oferece curso no Congresso Brasileiro de Anatomia

21/07/2016
Foto: Anastacia Vaz

Por Marcos Neruber

O Departamento de Morfologia do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ofereceu, dia 21, o curso de "Dissecação dos vasos superficiais dos membros inferiores" proferido pelo professor José Aderval Aragão, da Universidade Federal de Sergipe.

O curso faz parte da programação do XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia que está acontecendo este ano em Natal, tendo a participação de professores da UFRN. O curso consistiu em demostrar como as técnicas de dissecação em cadáveres têm aumentado com o avanço da tecnologia, principalmente no que diz respeito ao uso de câmeras.

"Hoje, o estudo de anatomia humana tem crescido bastante, principalmente com o avanço das novas técnicas, como o uso de câmeras, onde podemos verificar com maior precisão o que estamos dissecando", destaca o professor José Aderval.

O docente da Universidade Federal do Sergipe, também, elogiou a infraestrutura dos laboratórios de anatomia humana da UFRN. "É um prazer ministrar este curso no melhor laboratório de anatomia do Nordeste, quiçá do Brasil. O laboratório possui tudo o que um aluno da área da saúde necessita para aquisição de um conhecimento de qualidade". ressalta Aderval.

Ana Paula, aluna do segundo período de Medicina, da Universidade Federal de Pernambuco, avaliou o curso de dissecação como de fundamental importância para o aprendizado médico. "É sempre bom estarmos nos atualizando sobre anatomia, pois ela é a base fundamental para conhecermos o corpo humano e, também, utilizarmos no futuro na prática médica", afirma.

Homenagem

Na abertura do Congresso, que aconteceu no último dia 20, no Teatro Riachuelo, a Sociedade Brasileira de Anatomia concedeu uma homenagem ao ex-professor da UFRN, Francisco Ferreira Sobrinho.

Francisco Ferreira, falecido há três anos, conhecido popularmente por Dr. Leleco, natural de Pilões/RN, nasceu em 14 de março de 1950, foi formado em Medicina pela UFRN. Foi professor titular do Departamento de Morfologia por mais de trinta anos e teve participação na elaboração e infraestrutura dos laboratórios de anatomia da Universidade. Trouxe grande contribuição no ensino de anatomia humana, principalmente para as turmas de Medicina.

Na solenidade, o prêmio de reconhecimento foi entregue a seu filho Francois de Oliveira, pelo professor Celcimar Câmara, chefe do Departamento de Morfologia do Centro de Biociências da UFRN.