Professores do Centro de Biociências participam do Congresso Brasileiro de Anatomia

18/07/2016
Foto: Wallacy Medeiros

Por Marcos Neruber

O XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia que acontece este ano em Natal, terá a participação de vários professores do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O evento que acontece de 19 à 23/07, abordará vários temas de grande relevância para pesquisa em Anatomia Humana no Brasil. No dia 21/07, às 9h, o Departamento de Morfologia da UFRN sediará o curso "Dissecação dos vasos superficiais dos membros inferiores" proferido pelo Profº José Aderval Aragão, da Universidade Federal de Sergipe.

Dentre os temas que serão abordados pelos pesquisadores da UFRN, destacam-se: "Alterações na estrutura, composição e função de tendões na Diabetes Mellitus" - Profº Bento João da Graça Azevedo Abreu; "Bases anatômicas do relógio biológico: O cérebro gerando ritmo"- Profº Jeferson Souza Cavalcante; "Técnicas neuroanatômicas para estudo da dor e seu bloqueio" - Profº Joacil Germano Soares; "Programa de doação de corpos para estudo em Anatomia" - Profº Expedito do Nascimento Júnior; "Ciência a serviço de todos: ações de extensão do museu de Ciências Morfológicas da UFRN" - Profª Simone Almeida Gavilan e "Microestrutura do tecido ósseo e as alterações relacionadas ao diabetes" -Profª Naissandra Bezerra.

Escolha da UFRN para sediar a parte prática do evento

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a disciplina de Anatomia, oferecida pelo Centro de Biociências (CB), recebe por semestre, aproximadamente 800 alunos, vindos de cursos diversos como Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Medicina, Educação Física, Engenharia Biomédica e Dança.

A disciplina é um dos principais pilares para a formação dos profissionais das áreas da saúde e biológica, tendo como principal objetivo garantir ao estudante o conhecimento necessário para permitir intervenções seguras no corpo humano em todos os seus seguimentos.

No inicio deste ano a disciplina recebeu um dos mais modernos laboratórios para a prática de suas atividades em cadáveres humanos conservados em formol. É o maior do Nordeste, de acordo com o Departamento de Morfologia da UFRN,  e um dos maiores do Brasil. Para o vice-diretor do Centro de Biociências, professor Jeferson Cavalcanti, as disciplinas da área de Anatomia estão entre as mais importantes do ensino biomédico, sendo a base para diversas outras áreas.

"O grande problema dessas disciplinas são as condições insalubres que elas são oferecidas. As peças morfológicas são tratadas com formol, substância que exala um cheiro danoso para a saúde, sofrendo o professor e o aluno, ambos tendo de permanecer neste ambiente por horas", disse.

O vice-diretor ressalta que os professores permanecem durante anos em contato com essas peças. "Esse investimento transforma o ambiente de estudo em anatomia em um ambiente adequado e dentro das normas, diminuindo, portanto o dano para a saúde e melhorando, de forma significante o ensino e a aprendizagem dos nossos alunos, e melhorando, por tabela, a qualidade de trabalho dos nossos técnicos e professores", completa o professor.

Os novos laboratórios contam com um eficiente sistema de climatização e exaustão, garantindo conforto e segurança aos usuários, impactando de forma positiva na qualidade do ensino de graduação.

Segundo o professor Expedito Silva, os referidos laboratórios também passarão a receber diversos profissionais do campo da cirurgia para treinamento. "A entrega dos novos laboratórios de Anatomia Humana da UFRN representa um inestimável presente para todos que fazem a UFRN e em especial a Anatomia Humana do Nordeste", destaca o docente.