Professora da UFRN é eleita para a Academia de Ciências Latina


25/05/2018
Fonte: Nossa ciência (http://nossaciencia.com.br/entrevistas/i)

A médica Selma Maria Bezerra Jeronimo, professora do Departamento de Bioquímica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e dos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e em Ciências da Saúde, foi aceita como membro titular da Academia de Ciências da América Latina (ACAL). Natural de Serra Negra do Norte, no RN, a cientista foi admitida neste mês de maio, por indicação do neurocientista Sidarta Ribeiro, vice-diretor do Instituto do Cérebro (ICe), na ACAL desde 2016.


Doutora em Biologia Molecular, Selma tem uma longa trajetória nos estudos dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças complexas, incluindo leishmaniose, hanseníase, Guillain Barré e pré-eclâmpsia. Descreveu a urbanização da leishmaniose visceral (LV) no Rio Grande do Norte e a infecção assintomática por Leishmania, o que permitiu estudar fatores genéticos envolvidos no risco de desenvolver doença. Sua eleição na ACAL é mais um reconhecimento de sua contribuição para o progresso da ciência e integração humana, cultural e social da América Latina e Caribe.


Sediada em Caracas, na Venezuela, a ACAL foi fundada em 1983 para promover o desenvolvimento da matemática, física, química, ciências da vida e da terra, visando aplicações em benefício e desenvolvimento da integração humana, cultural e social da América Latina e do Caribe. Atualmente, a Academia tem 222 membros da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela, além de membros correspondentes da Alemanha, Estados Unidos e França.


 


Fonte: http://www.ufrn.br/imprensa/noticias/16560/professora-da-ufrn-e-eleita-para-a-academia-de-ciencias-latina