UFRN cria comissões Internas de Saúde e Segurança do Trabalho

19/05/2017
UFRN cria comissões Internas de Saúde e Segurança do Trabalho

Por Marcos Neruber

Natal – RN ( 19 de Maio de 2017 ) As comissões Internas de Saúde e Segurança do Trabalho (CISST) foram criadas e regulamentadas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pela resolução Nº 016/2016 do CONSAD em 12 de Maio de 2016.

Todas as unidades administrativas e acadêmicas com mais de 100 servidores devem possuir um membro efetivo para cada grupo de 50 pessoas. O dimensionamento realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) por meio da Coordenadoria de Promoção da Segurança do Trabalho e Vigilância Ambiental (Cops) estimou 269 componentes para as comissões distribuídas nos campi de Natal e do interior.

A proposta da resolução teve como relatora a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas dos Santos, que considera as iniciativas de extrema importância para a segurança e o bem-estar da comunidade universitária. Com a aprovação serão designados os componentes das CISST’s e brigadas de incêndio.

A CISST possui caráter preventivo sobre questões pertinentes ao meio ambiente, à saúde e à segurança do trabalho. Entre suas atribuições está a elaboração do mapa de riscos, realização de inspeções, a proposição de ações de promoção à saúde e à humanização do ambiente de trabalho, além da contribuição nas questões relacionadas à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) no âmbito da UFRN.

O engenheiro e coordenador de Segurança do Trabalho, Marcel da Costa Amorim, explica que os grupos setoriais serão os intermediadores junto à Cops para apresentar a realidade e as demandas de cada unidade. "Por meio da CISST, receberemos as sugestões de melhorias sob a ótica dos servidores, que irão tratar a saúde e a segurança com nosso apoio técnico. Será um intercâmbio constante".

Brigada de incêndio

A Brigada Central é formada por membros da Diretoria de Segurança Patrimonial (DSP), da Coordenadoria de Promoção da Segurança do Trabalho e Vigilância Ambiental, e de representantes das unidades acadêmicas e administrativas do Campus Central da UFRN. Já as Setoriais, por sua vez, são formadas por representantes das unidades fora da sede.

Cada brigada de incêndio deve realizar ações de prevenção, avaliar os riscos existentes, inspecionar rotas de fuga, orientar a população fixa e flutuante, entre outras atividades previstas no Plano de Prevenção e Combate a Incêndio da UFRN (PPCI).

Centro de Biociências

Os membros das comissões foram indicados pelos dirigentes das unidades e passaram por um treinamento presencial durante o mês de Setembro de 2016. Os componentes da Comissão Interna de Saúde e Segurança do Trabalho do Centro de Biociências foram designados pela portaria Nº 065/2016 – CB, de 31 de agosto de 2016.

A CISST-CB foi apresentada ao CONSEC na reunião de Dezembro de 2016 e está em constante intercâmbio com a Cops, já realizou inspeções e diversas reuniões. Os servidores que ainda não realizaram sua capacitação devem fazê-lo assim que possível a fim de efetivamente iniciarem suas ações na comissão.

Outras informações podem ser obtidas através do e-mail da CISST: cisst@cb.ufrn.br