02/03/2017

Por Marcos Neruber

O XIII Congresso Brasileiro da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental – Mutagen-Brasil (antiga SBMCTA) é o 13º evento organizado por essa associação científica sem fins lucrativos, a qual foi fundada em setembro de 1989 e, desde essa data, os congressos nacionais têm sido realizados regularmente a cada dois anos. Os três últimos eventos aconteceram em, São Pedro, SP (2011) e Foz do Iguaçu, PR (2013) e Indaiatuba, SP (2016). Os participantes são em geral oriundos de universidades públicas e privadas, institutos de pesquisa além de empresas e órgãos dedicados a assuntos regulatórios do meio ambiente.

A professora Silvia Batistuzzo, do Departamento de Genética do Centro de Biociências, irá ministrar uma palestra intitulada: Genética Toxicológica: Passado, presente e futuro. no dia 01/06/17.

O evento tem um caráter importante na disseminação do conhecimento e formação de profissionais brasileiros na área de Mutagênese, Carcinogênese e Genômica Ambiental, priorizando e incentivando a participação de alunos de graduação e pós-graduação, os quais têm a oportunidade de apresentação de seus trabalhos científicos, bem como de discussões com pesquisadores conceituados e de grande prestígio na área.

Várias abordagens em pesquisa são contempladas no evento, principalmente aquelas relacionadas à ação e efeitos de contaminantes ambientais (exposição ocupacional e acidental), bem como caracterização das respostas celulares e dos organismos, além de mecanismos estudados ao nível molecular. A exposição a muitos desses agentes tem sido associada ao risco a várias doenças e ao comprometimento da saúde humana e animal, o que também será abordado no evento.

Assim, o XIII Congresso da Mutagen-Brasil tem o objetivo de contribuir para a atualização e disseminação do conhecimento científico sobre temas relevantes no campo da pesquisa básica e aplicada em mutagênese, carcinogênese e genômica ambiental. Ressalta-se ainda, a importância e relevância do evento quanto à contribuição na qualidade da formação de profissionais brasileiros, ampliando suas oportunidades de sucesso profissional.

O congresso visa também oferecer aos seus pesquisadores participantes a oportunidade destes interagirem com conferencistas conceituados, o que poderá promover estudos colaborativos entre grupos de pesquisa (em âmbito nacional e internacional), contribuindo desta forma para o aprimoramento de profissionais e desenvolvimento científico.

Outras informações e programação científica: http://congressomutagen.org