MEC e CB/UFRN levam projeto sobre prevenção e sexualidade a escolas públicas do RN

26/01/2017

O projeto "Meu corpo fala, mas será que eu entendo?" oferece a oportunidade a alunos de escolas públicas de Natal de obterem o conhecimento sobre prevenção e sexualidade. O programa é coordenado pela professora Maria Teresa da Silva Mota, do Departamento de Fisiologia do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Segundo a professora Maria Teresa, uma grande parcela dos adolescentes do ensino básico continua desinformada sobre aspectos do funcionamento do próprio corpo, como a anatomia e a fisiologia do aparelho reprodutor.

Muitos também desconhecem a produção de hormônios sexuais, riscos do uso de anabolizantes, doenças sexualmente transmissíveis, além de reguladores fisiológicos que atuam nas mudanças físicas e comportamentais do menino e da menina na gestação, na infância, na puberdade e na idade adulta.

“A oferta de informações deve ser feita por programas de educação sexual, desenvolvidos na escola e com a participação de professores e profissionais advindos das universidades que possuem embasamento teórico-científico nessa área. Assim, a discussão sobre educação sexual faria parte do processo educativo voltado para a construção de uma consciência coletiva com elementos ligados à sexualidade”, destaca a professora.

De acordo com Maria Teresa, a importância de iniciativas como essa se justifica quando da verificação do não recebimento de informações corretas sobre saúde sexual no ambiente familiar, seja pelo repasse inadequado de informações ou pelo despreparo das pessoas que as fornecem. Segundo a professora, o conhecimento das mudanças psicológicas e fisiológicas inerentes à adolescência pode gerar hábitos saudáveis e maior responsabilidade com a própria saúde e a da comunidade.

Vários alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte participam da elaboração de palestras e do material que é entregue nas escolas públicas dentro desse projeto.