XIV Simpósio do Centro de Biociências divulga programação


30/08/2016
XIV Simpósio do Centro de Biociências divulga programação

Por Marcos Neruber


 


XIV Simpósio do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que acontecerá de 19 a 21 de outubro divulga sua programação de minicursos.


Dentre os cursos que serão oferecidos estão:


Minicurso 1  - Ácidos nucléicos: Desenho de primers e outras aplicações (9h - 12h)


Marcia Danielle de Araújo Dantas (Doutoranda em Bioquímica) e Maria Eduarda de Souza Menezes da Costa (Doutoranda em Bioinformática)


Ementa: Nesse curso serão abordadas as principais aplicações dos ácidos nucléicos e aptâmeros para identificação molecular e auxílio ao diagnóstico. O curso enfocará principalmente o desenho de primers e as aplicações das diferentes variações da técnica de PCR para o auxílio ao diagnóstico de doenças infecciosas. Serão abordados exemplos nas áreas de saúde humana e na carcinicultura.





Minicurso 2  - Identificação de biomarcadores: desenho de estudo, ferramentas analíticas e análises estatísticas (9h - 12h)


Dr. Leonardo Capistrano Ferreira (DBQ-CB)


Ementa: Epidemiologia de doenças complexas - Estudos de prevalência, incidência, prospectivo, retrospectivo, transversal - Variações biológicas em populações humanas - Parâmetros de avaliação de testes diagnósticos (sensibilidade, especificidade e valores preditivos) - Testes sorológicos - Testes por Biologia Molecular - Técnicas analíticas de larga escala (High-throughput technology) - Visualização e distribuição dos dados - Determinação do ponto de corte (cutoff) - Modelos preditivos.


 


Minicurso 3  - De Artigos a Reportagens: Como fazer divulgação científica (9h - 12h)



Marcos Neruber (Jornalista do Centro de Biociências da UFRN)


Ementa: Nesse curso serão abordadas as principais técnicas de divulgação científica, feitas por jornalistas para pesquisadores, a partir de uma abordagem científica. Serão apresentados artigos publicados em periódicos científicos, mostrando como transformá-los em uma linguagem acessível aos meios de comunicação, assim como, à sociedade em geral. Será apresentado como transformar esses artigos em matérias para publicação em jornais impressos e online e também em veículos de rádio e TV.


 


Minicurso 4 -  Malária: interações biológicas e perspectivas de controle (14h - 17h)


Dr. Valter Ferreira de Andrade Neto (DMP-CB)


Ementa: Regulação da resposta imunológica desencadeada nas infecções porPlasmodium. Análise da resposta imune celular, humoral e dos mecanismos de escape utilizados por este patógeno. Desenvolvimento de vacinas e terapias imune (anticorpos), ressaltando os impactos, problemáticas e os recentes avanços obtidos.


 


Minicurso 5-   Moscas-das-Frutas de Importância Econômica: Conhecimento Básico e Aplicado (14h - 17h)


Dr. João Maria Gomes Alencar de Souza (DBG-CB)


Ementa: Para integrar conhecimentos, o curso abordará a fruticultura irrigadacomo a atividade agrícola que mais se expande no Brasil devido a crescente demanda interna e externa por frutas. O papel de destaque do Rio Grande do Norte nesse cenário. Apesar dos avanços, a fruticultura nacional enfrenta problemas fitossanitários decorrentes da ação de pragas como as moscas-das-frutas. Esses insetos são um dos principais fatores limitantes da produção de frutas e motivo de restrições quarentenárias. Serão apresentadas as espécies praga mais importantes no Brasil e no RN e serão abordados os temas Biogeografia, Taxonomia, Biologia e padrões de especiação, Comportamento reprodutivo, Métodos de controle biológico e a Técnica do inseto estéril.


 


Minicurso 6  - Introdução ao LaTeX na edição de textos científicos (9h - 12h)


José Xavier de Lima Neto (Doutorado em andamento em Bioquímica)


Ementa: Introdução ao LaTeX; Instalação dos componentes necessários; Estrutura do documento; Classes de documentos e pacotes; Acentuação e caracteres especiais; Tamanho e estilo de fonte; Posição e espaçamento do texto; Ambientes; inserindo gráficos e figuras; Seções; Fórmulas Matemáticas; Referências; Criação de slides; Criação de comandos e Ambientes.


 



Minicurso 7 - Família Flaviviridae como agentes patológicos e as perspectivas no âmbito farmacêutico (14h - 17h)


Gabriela Salvador Ourique (Doutorado em andamento em Bioquímica)


Ementa: Introdução à família Flaviviridae; Característica dos Vírus dessa família; Genoma; Proteínas importantes; Processo de Infecção; Dengue, Zica e Febre do Oeste do Nilo; Febre Amarela, Encefalite Japonesa e Hepatite.


 


Minicurso 8  - Citometria de fluxo, Luminex, ELISA e Western Blot: métodos complementares ao Sequenciamento de Nova Geração (NGS) (14h - 17h)


Danuza Rossi (Pensabio)


Ementa: A Pensabio convida você a participar do minicurso com apresentações e discussões sobre diversas ferramentas de alta tecnologia aplicadas ao estudo de biologia celular e molecular com ênfase nas técnicas de Imunologia, tais como: Citometria de fluxo, Luminex, ELISA e Western Blot, como métodos de validação e complementação à técnica de Sequenciamento de Nova Geração (NGS).


 


Minicurso 9 -  Tecnologia de Sequenciamento Illumina: da amostra à análise de dados (9h - 12h)


Guilherme Mendes (Illumina)


Ementa: O advento do Sequenciamento de Nova Geração (NGS) mudou os rumos da genômica em todo o mundo, permitindo que cientistas aprofundem seus estudos, e atinjam fronteiras antes inimagináveis. Essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis e perto de nós. Junte-se a esse minicurso e descubra como as plataformas Illumina podem transformar também a sua pesquisa.


 


 


Este ano com a temática “Bioeconomia: impactos da biotecnologia no desenvolvimento regional”, o evento tem como público alvo estudantes do ensino superior da UFRN e de outras universidades públicas e privadas, docentes e profissionais que atuam nas diversas áreas das biociências.


Nessa edição, o evento contará com a participação não só de pesquisadores locais, mas também de convidados de outras instituições de ensino superior do país, assim como representantes de agências de fomento como CAPES e CNPq, além do setor produtivo.


As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do link: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/loginCursosEventosExtensao.jsf


 


Outras informações: 3215-3400 ou seccb@cb.ufrn.br