UFRN realiza o I Festival de Gêmeos do RN

18/07/2016
I Festival de Gêmeos do RN

Por Marcos Neruber

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia no dia 06/08 o I Festival de Gêmeos do Rio Grande do Norte. O evento é organizado por professores, alunos de doutorado, mestrado e graduação da UFRN, UNI-RN e IFRN com a realização em parceria dos Departamentos de Fisiologia, Educação Física e Nutrição da UFRN.

Os estudos com gêmeos começaram aproximadamente na década de 60 e desde então abordaram vários temas recorrentes nas mais diferentes áreas da ciência como psicologia, genética, epigenética, educação física, nutrição e fisioterapia dentre outras. O I Festival de Gêmeos do RN visa reunir o maior número de gêmeos e famílias com filhos gemelares moradores na região da grande Natal/RN para realizar um momento de interação entre esse público, oferecer avaliação física, orientação nutricional, e explanações sobre gêmeos e estudos com gêmeos. Além disso, pretende divulgar os projetos de pesquisa com gêmeos que acontecem na UFRN e em outras Universidades do País e do Exterior.

"Nós temos um projeto de pesquisa com gêmeos aqui na UFRN que acontece desde 2009 (Hereditariedade: um estudo da aptidão física). Temos alguns gêmeos já cadastrados e já passaram por algumas avaliações físicas realizadas por professores de educação física na UFRN. Hoje o projeto ganha uma nova vertente, temos equipamentos de ponta para avaliação física e uma equipe multidisciplinar envolvida. Nossa intenção é reunir muitos gêmeos para essas pesquisas" ressalta a comissão do evento.

Durante o evento serão ofertadas para o público gemelar: avaliação antropométrica (avaliação da composição corporal, com resultado imediato de risco para obesidade e morbidades), avaliação de capacidades motoras, como capacidade cardiorrespiratória e força muscular; orientação nutricional para adultos e crianças e avaliação do comportamento alimentar. Terá também, aulas de dança, recreação para crianças, competição entre gêmeos de todas as idades. E, por fim, divulgação de trabalhos científicos com gêmeos, curiosidade e abordagens de educação para filhos gêmeos.

"Os gêmeos são muito importantes para pesquisas na área da saúde e genética; é possível encontrar muitas respostas através desses estudos. No nosso projeto, todos os gêmeos receberão avaliação cardiorrespiratória, resultados da composição corporal e densitometria óssea, acompanhamento nutricional e, para aqueles que aceitarem, acompanhamento de treinamento de força e aeróbico. O Festival de gêmeos foi uma maneira criativa e dinâmica que encontramos para tentar reunir os gêmeos da grande Natal e divulgar nossos estudos. Além, de proporcionar um momento único de interação entre a comunidade gemelar. Esperamos que os gêmeos e os pais gostem e aproveitem o festival, que está sendo preparado com muito entusiasmo!" destaca a comissão organizadora.

O I Festival de Gêmeos do RN será no dia 06/08/2016 no ginásio de esportes da UFRN, às 15h, e a entrada é gratuita.